12 MAR 2021
Novo projeto visa atender maior parte da população em vulnerabilidade social

Vem aí o Acolhe Bairro!

O projeto tem por objetivo oferecer à população em situação de vulnerabilidade social  o serviço da Proteção Social Básica promovendo a autonomia da população através da acolhida, escuta, orientação, encaminhamentos para rede de serviços locais, articulação da rede de serviços socioassistenciais, articulação com outros serviços de políticas públicas setoriais, mobilização para o exercício da cidadania no intuito de proporcionar ações qualificadas de acordo com as demandas.

O Acolhe Bairro será um ponto de atendimento itinerante, projetado em um ônibus que circulará pela cidade e visitará todos os bairros. Assim, poderá:

• Ofertar aos munícipes serviços de qualidade e articulados junta às OSC's no intuito de garantir seus direitos.
  • Contribuir para o déficit de compreensão da população a respeito dos benefícios e serviços ofertados pela rede socioassistenciais.
  • Identificar a problemática que os atinge para que se possa fazer o acompanhamento familiar com estratégias para superação de suas dificuldades.

O projeto tem como principal público alvo crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQI+, ou seja, famílias e indivíduos que tiveram seus direitos violados e/ ou em situação de risco pessoal e social originadas de situações que provocam danos e agravos as suas condições de vida impossibilitando o desfrutar de sua autonomia e bem-estar.

ORIGEM DO PROJETO E RECURSOS

Em 2020 foi destinado para a secretaria de assistência social de Igaraçu do Tietê um recurso federal em dinheiro devido a pandemia do covid-19 para a execução de ações de enfrentamento e mitigação dos efeitos sociais adversos, e atualmente conforme o Projeto de Lei n° 4078, de 2020, que determinou a extensão dos prazos de aplicação dos recursos federais transferidos até 31 de dezembro de 2021, para melhor proveito do recurso, foi pensado em um projeto com o restante do valor no qual pudesse chegar até a população de forma mais direta, já que conforme a Lei Orgânica da Assistência Social n°8.742 a assistência social executa serviços, programas e projetos voltados prioritariamente para a efetivação e defesa de direitos socioassistenciais.

De acordo com as problemáticas do município apresentada pela rede socioassistencial, foi identificado um aumento substancial de pessoas em situação de vulnerabilidade social, no qual se reflete em serviços centralizados para atender a população com entregas de cesta básica, ficando assim os demais serviços ofertados pela assistência para outro momento, pois quem tem fome tem pressa. Também entre esse aumento substancial de vulnerabilidade, se destaca o desemprego, o aumente de trabalho infantil, aumento de uso de substâncias psicoativas e diversas formas de violência. Com isso, percebeu a importância da implantação do projeto “Acolhe Bairro”, no intuito de ofertar serviços articulado com o CRAS, CREAS e demais equipamentos.

Diante das problemáticas apresentadas acima, se vê a relevância do projeto por proporcionar a acolhida das famílias de cada bairro de Igaraçu do Tietê, indo até elas, orientando-as, referenciando-as, proporcionando-as a escuta qualificada e acompanhando-as diretamente cotidianamente de forma a contribuir a efetivação dos direitos da cidadania, com que os munícipes tenham cada vez mais segurança ao acessar os serviços e protagonismo.