No dia 30 de outubro de 2025, Luana Chiode, estudante de Criminologia, em parceria com a psicóloga Jéssica Lopes, da Rede Básica de Saúde de Igaraçu do Tietê, realizou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, uma oficina sobre o Combate à Violência contra a Mulher.
A atividade contou com a participação de usuárias dos equipamentos CRAS e CREAS, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão sobre o tema. O grupo possibilitou, para além do diálogo, momentos de compartilhamento de vivências entre as mulheres presentes, contribuindo para o fortalecimento das ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.
A oficina evidenciou o potencial do grupo como espaço de escuta, apoio mútuo e fortalecimento de vínculos. Vale ressaltar a importância dessa temática no âmbito da Assistência Social, uma vez que o enfrentamento à violência de gênero é fundamental no trabalho da proteção social, visando a garantia de direitos, a superação de vulnerabilidades e a promoção da autonomia das mulheres.
As unidades públicas envolvidas agradecem a iniciativa e a colaboração na disseminação de informações sobre o tema, reforçando a importância de ações intersetoriais no enfrentamento à violência contra a mulher.