O Governo do Estado de São Paulo lançou no último dia 26 de abril o programa Jovem Aprendiz Paulista, iniciativa inédita da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a pasta de Projetos Estratégicos, que oferece aos jovens de 14 a 18 anos a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho atuando em micro e pequenas empresas. Ao todo, são 60 mil vagas para estudantes da rede pública de ensino.
Aos micros e pequenos empresários, há uma série de vantagens na contratação de um aprendiz a começar pela capacitação do jovem, que ficará totalmente a cargo do Governo do Estado. Outro benefício é que o empresário poderá contratar um aprendiz do próprio bairro onde seu negócio está instalado, facilitando o deslocamento e ampliando a conexão com a comunidade, o que reflete diretamente na questão social e desenvolvimento econômico local, amparado pelas diretrizes da Lei do Aprendiz.
Aos jovens, um caminho para o primeiro emprego, com contrato e registro em carteira profissional que pode chegar a até 24 meses. São quatro dias de trabalho, em jornada que pode ser de 4 a 6 horas diárias, e um dia exclusivo de capacitação online. A remuneração de um salário mínimo/hora ficará a cargo do empresário. Como requisito, o jovem interessado precisa estar regularmente matriculado na rede pública de ensino, o que combate diretamente a evasão escolar. Um tutor do programa fará todo o acompanhamento de performance do aprendiz e prestará o apoio necessário.
O programa traz uma série de benefícios para as empresas aderirem:
- Governo pagará toda a capacitação profissional do jovem, sem custo para o empresário;
- Recolhimento do FGTS de 2% (ao invés de 8%);
- Não há encargos com demissões;
- Sistema de Geolocalização por meio da plataforma do Jovem Aprendiz Paulista;
- Apoio total durante o trabalho do jovem com ciclos de avaliação e monitoramento junto aos responsáveis.
Bom para os negócios e para toda comunidade.
A iniciativa vai fomentar a economia local permitindo ao município uma conexão com a comunidade e com o pequeno empreendedor da região.
E a família estará envolvida em todo o processo, com acompanhamento dos pais/responsáveis no desenvolvimento do adolescente no ambiente de trabalho.
O micro e pequeno empresário contará com suporte para todo o trâmite. De forma virtual – do cadastro da vaga até a emissão e assinatura do contrato - além de todo respaldo do Governo do Estado.
O site é jovemaprendiz.sp.gov.br
Facebook:@desenvolvimentosp
Twitter:@desenvolvesp
Instragram: @desenvolvimentosp
Linkedin:@desenvolvimentosp
Youtube:@desenvolvimentosp
TikTok: @desenvolvimentosp
Site da pasta: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/