03 ABR 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
CAMPANHA DE RECICLAGEM DE ÓLEO DE COZINHA
A Prefeitura de Igaraçu do Tietê, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lança a Campanha de Reciclagem de Óleo de Cozinha.

A secretária do Meio Ambiente, Renata Martini Stradiotti, destaca que é importante toda a sociedade participar deste ato. Foi definido a Cidade Integrada e o SAE com pontos de coleta de óleo residencial. Para fazer a doação, os cidadãos devem armazenar o líquido em garrafas pet, com tampa.

O descarte do óleo de cozinha usado na pia é um grande problema para o meio ambiente. O óleo contamina todos os locais por onde passa, entope os encanamentos e retém restos de alimentos, que atraem ratos e baratas. O diretor do SAE, Ideraldo Ortigosa, ressalta que quando chega à rede de esgoto, causa entupimentos em maiores proporções, gerando ainda mais transtornos.

Para desentupir os encanamentos são necessárias substâncias tóxicas, que encarecem o tratamento da água e causam danos ao meio ambiente. Nos rios, o óleo forma uma camada na superfície da água que impede a passagem da luz do Sol, causando a morte de peixes e da vegetação. Além disso, um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.

O óleo de cozinha usado pode ser transformado em diversos produtos, como sabão e biodiesel, e também entrar na composição de ceras, tintas e na farinha básica para ração animal, entre outros. Por isso, todo o material recolhido será encaminhado para a Cooperit.

A campanha é um início positivo para tornarmos nossa cidade mais limpa ambientalmente.