16 FEV 2022
PREFEITURA FIRMA CONTINUIDADE DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ
A Prefeitura de Igaraçu do Tietê firmou com o Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania e em parceria com as Nações Unidas do Brasil a continuidade do PCF afim de concretizar o compromisso com os direitos das crianças, os ODS da ONU e a qualidade de vida do município.
O PCF atende gestantes e crianças de até seis anos em condições vulneráveis por todo o Brasil. Nessa idade, o desenvolvimento cerebral capta estímulos e forma conexões em um ritmo mais acelerado do que em qualquer outra época, formando a base das funções que influenciam a capacidade de aprendizado ao longo da vida, assim como a saúde mental e física da criança.
O projeto é reconhecido pelo Wise Awards como uma das iniciativas mais inovadoras do mundo na área de educação .
Já foram mais de 24 milhões de visitas domiciliares realizadas pelo programa, gerido pela Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, com a função de acelerar os indicadores brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O desenvolvimento da criança reflete no futuro da sociedade, portanto é uma responsabilidade de todos e todas, sendo a atuação do Governo Federal de suma importância. Nos primeiros anos de vida, a criança experimenta o ambiente ao seu redor, por isso interações como conversas, brincadeiras, histórias e sons são essenciais para criar vínculos e gerar os estímulos adequados para o resto da vida. O trabalho de cuidado não deve ser naturalizado como uma atribuição apenas das mulheres, por isso é importante reconhecer, redistribuir e reduzir esse trabalho não remunerado. Os Prefeitos e Prefeitas devem priorizar a primeira infância em seus planos de governo, reforçando a agenda de cuidados nos âmbitos municipais e estaduais, para garantir o desenvolvimento pleno da criança - desde a gestação - com as principais políticas públicas de forma integral e integrada.