A Prefeitura da Estância Turística de Igaraçu do Tietê, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou um grande mutirão para atender a demanda reprimida de exames de ultrassonografia na cidade. A espera é grande, com quase 1.200 procedimentos aguardando há mais de dois anos.
Foram contratados quase 6.000 exames, incluindo ultrassons obstétricos, morfológicos, doppler, abdômen total, transvaginal, articulações, entre outros. O investimento é de aproximadamente R$ 360 mil.
O diferencial é que os exames serão realizados dentro do município, não havendo necessidade de deslocamentos dos pacientes. O prefeito Bucho ressaltou que a realização do mutirão está alinhada às diretrizes da administração municipal, que prioriza a ampliação do acesso aos serviços de saúde no próprio território. “A iniciativa reforça o compromisso de oferecer atendimento de qualidade próximo à população, reduzindo a necessidade de deslocamentos para outros municípios”, disse Bucho.
Inicialmente serão dois dias na semana, no Posto de Saúde Central, para quem está na fila há mais tempo. “Nossa equipe já está entrando em contato com cada paciente para agendar a data do ultrassom”, frisou o secretário da Saúde, Marcelo Olivato. Ele explicou que desde o início do ano a administração Bucho vem realizando a contratação de diversos tipos de exames e esta licitação tem o objetivo de acabar com a espera dos anos anteriores.
“Agora a contratação é em maior volume para zerar a fila e manter o atendimento em dia”, acrescentou o secretário. Vale ressaltar que novas demandas de exames devem seguir o trâmite normal do atendimento na rede municipal, com o pedido médico. O Setor de Agendamento está localizado no mesmo prédio da UPA Domingos Bergamasco, no bairro CDHU.