20 AGO 2021
AGOSTO DOURADO MARCA O INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO
A Secretaria Municipal de Saúde de Igaraçu do Tietê está realizando neste mês diversas ações em comemoração ao “Agosto Dourado”.
O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno, é uma campanha mundial que tem como objetivo estimular as ações relacionadas ao tema e a bandeira deste ano é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”.
O aleitamento materno é uma questão de saúde pública e também um direito humano que precisa ser respeitado e protegido. De fato, é preciso a mobilização de toda a sociedade para incentivar e garantir o direito à amamentação, de modo a proporcionar as condições para que as mulheres possam amamentar pelo tempo necessário.

Vantagens do aleitamento

- Crianças amamentadas têm menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, além de menores chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2;

- Alcançam melhor desempenho em testes de inteligência e se transformam em adultos mais saudáveis e produtivos;

- É o alimento mais completo para o bebê e tem tudo que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os seis meses de vida. A partir dos seis meses, a orientação é para que o bebê continue mamando até os dois anos ou mais e seja introduzida a alimentação complementar saudável.

Amamentação na pandemia

O Ministério da Saúde recomenda a manutenção da amamentação durante a pandemia. A orientação leva em consideração os benefícios para a saúde da criança e mulher. A ausência de constatações científicas significativas sobre a transmissão do coronavírus por meio do leite materno; e por não ter recomendação para a suspensão do aleitamento materno na transmissão de outros vírus respiratórios. Nestes casos, a amamentação deve ocorrer desde que a mãe deseje e esteja em condições clínicas adequadas para fazê-lo.