27 FEV 2021
Vereador projeta criação de Cooperativa para catadores de Recicláveis

Durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Igaraçu do Tietê, o Vereador Marco Aurélio Viana, apresentou requerimento encaminhado ao Prefeito Municipal Ricardo Verpa, para que informe ao Legislativo sobre os referidos patrimônios e destino, tais como duas prensas de materiais recicláveis, uma esteira, e as máquinas que eram utilizadas no Nu Papi.

“Este vereador buscando melhorias à população igaracuense, melhorias no indicador de avaliação ambiental para conquistar novamente o selo Verde e Azul, que trará arrecadação de verba ao nosso município, está cadastrando catadores de materiais recicláveis, para abrir uma cooperativa, sem fins lucrativos, e assim beneficiar várias famílias que vivem da reciclagem, gerando empregos e renda. Estas maquinas irão ajudar os cooperados, trazendo-os conforto, qualidade e rendimento no serviço, bem como economia de gastos e renda ao nosso município”, diz o Edil em parte do documento.

O vereador deu início ao cadastramento dos catadores, acompanhado de seus colaboradores, no dia 16 de fevereiro, começando pelo bairro Vila Nossa Senhora Aparecida, por ser o bairro mais antigo e de maior necessidade no município. O cadastramento também já foi realizado com as famílias que residem na Gleba e segue por outros bairros da cidade.

Até o momento 37 pessoas já foram cadastradas e estima-se que chegue a 50 o número de interessados.

“Fiquei por vinte anos na Polícia e vim acompanhando o pessoal que cata recicla, eu vi a necessidade de existir uma cooperativa para eles e decidi desenvolver o cooperativismo a fim de uni-los em um só CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para que possam receber todos os benefícios e estejam amparados pela lei. O mais difícil é os convencer e fazer com que entendam que, sim, o cooperativismo dá certo”, pontuou o Vereador.

Viana agradece a todos os colaboradores do projeto e também ao apoio recebido do Prefeito Ricardo Verpa, do Vice Ronaldo Maganha e equipe da Prefeitura Municipal, deixando um pedido aos munícipes “Criem o hábito de separar os materiais recicláveis”.

Fonte: Câmara dos Vereadores
Autor: Assessoria de imprensa da Câmara dos Vereadores