Operação Baixa Temperatura segue oferecendo pernoite em espaço com segurança e dignidade
A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS e em parceria com a Guarda Municipal da Estância Turística de Igaraçu do Tietê, segue promovendo a Operação Baixa Temperatura, com o objetivo de acolher e proteger pessoas em situação de rua durante os períodos de frio intenso.
As ações são realizadas em rondas noturnas por locais previamente mapeados, oferecendo PERNOITE EM ESPAÇO EMERGENCIAL COM SEGURANÇA, HIGIENE E DIGNIDADE.
Está localizado na Rua Dom Carlos, 126, Centro
Durante as abordagens, também são distribuídos cobertores, roupas, kits de higiene, lanches e bebidas quentes, como café, leite e chá.
O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) atende grande parte das pessoas em situação de rua no município, oferecendo atendimento técnico, acompanhamento individual e encaminhamentos aos serviços públicos disponíveis no município.
Apesar do trabalho executado, muitas pessoas em situação de rua optam por não aceitar as intervenções propostas. Essa decisão, embora desafiadora, deve ser respeitada, pois envolve questões individuais, emocionais e sociais complexas.
Exemplo disso é o que temos vivenciado: mesmo com a oferta do serviço de acolhimento emergencial, há recusas. É importante destacar que o acolhimento é oferecido de forma voluntária, dentro de parâmetros que garantem segurança e dignidade, o que inclui o cumprimento de algumas regras básicas.
O acolhimento é oferecido de forma voluntária, e dentro de critérios que garantem segurança e convivência respeitosa a todos.
A Secretaria de Assistência Social e a Guarda Municipal reforçam seu compromisso com uma atuação humanizada, contínua e respeitosa, especialmente nos dias de temperaturas mais baixas.