01 FEV 2024
Prefeitura de Igaraçu do Tietê inaugura Unidade de Pronto Atendimento
A unidade garantirá atendimento para urgências e emergências 24h
A Prefeitura de Igaraçu do Tietê anuncia nesta segunda-feira, 29/01, a data de inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento municipal. A população igaraçuense contará com a unidade a partir do dia 05 de fevereiro às 7h, funcionando 24h/dia. Já a festa de inauguração será realizada no dia anterior, domingo, 04/02, às 9h.
“É com muita felicidade que anuncio, junto ao prefeito Ricardo Verpa, a inauguração da nossa Unidade de Pronto Atendimento. A partir do dia 05 de fevereiro, a população deverá se encaminhar até à unidade em casos de urgência e emergência, e aos postos de saúde dos bairros em casos do dia a dia, como já acontece”, explica Luciani Vinchi, Secretária da Saúde Municipal.
Com isso, a Prefeitura de Igaraçu do Tietê encerra o contrato que possui com o Pronto Socorro do Hospital e Maternidade São José, da cidade de Barra Bonita. Em 2016, o Hospital e Maternidade São Camilo, único hospital de Igaraçu, fechou as portas por falta de repasse da Prefeitura Municipal. Desde então, a população dependia do atendimento emergencial do hospital da cidade vizinha.
A unidade conta com 60 salas e oferecerá aos moradores uma estrutura diferenciada, nunca vista no município. Sala de emergência equipada, salas de observação categorizadas entre feminino, masculino e pediátrico, leitos com monitor, respiradores fixos e portáteis, raio x, eletrocardiogramas, sala de descanso, sala de coleta, sala de medicações e consultórios de especialidades. Além disso, duas unidades de UTI móvel fazem parte da estrutura da unidade.
O prefeito Ricardo Verpa publicou em suas redes sociais um convite para toda a população: “Próximo domingo, dia 04 de fevereiro, às 9h da manhã, acontecerá uma grande festa de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento. Espero vocês!”

Sobre o atendimento:
Será utilizado o Protocolo Manchester, que é usado no mundo todo e define os níveis de gravidade para realizar o atendimento.
Emergência (vermelho): risco de vida
Muito urgente (laranja): dor pré-cardíaca, inconsciência
Urgente (amarelo): Dores agudas
Pouco urgente (verde): pequenas lesões, dores sem alteração dos sinais vitais
Não urgente (azul): dor leve

Quando procurar a Unidade de Pronto Atendimento:
Acidentes graves, casos de AVC, infartos, travamento de coluna, lesões que necessitem de sutura, contusões por acidentes, gestantes com sintomas agudos, corpos estranhos nas regiões dos olhos, ouvidos ou garganta.

Quando procurar um posto de saúde:
Avaliação médica de receitas e exames, queixas comuns como dor de cabeça, dores crônicas, tontura, acompanhamento gestacional, encaminhamento para especialidades, exames clínicos de rotina, tratamentos contínuos, inalação, injeção, curativo, vacina, tratamento odontológico.

ACESSE A CARTILHA DE ORIENTAÇÃO NO ANEXO.