25 JAN 2023
SAÚDE
COMUNICADO DO CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO ESTADO SOBRE A VACINA PFIZER BABY
O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) informa que a operacionalização da campanha de vacinação contra a covid-19 desde seu início tem sido condicionada diretamente à disponibilidade de imunobiológicos por parte do Ministério da Saúde.

Nesse sentido, o Estado de São Paulo vem atuando diuturnamente para garantir celeridade nos procedimentos logísticos, e proceder com a distribuição equânime das vacinas disponíveis em seu estoque, visando atender as necessidades de seus 645 municípios, e infelizmente como quantitativo e tipo de vacinas disponibilizadas, nem sempre é possível atender aos pedidos de forma integral.

Diante do exposto, informamos que estamos enfrentando um momento de desabastecimento de vacinas Pfizer na apresentação Pediátrica para crianças de 5 a 11 anos (tampa laranja) e para crianças de 06 meses a 4 anos (tampa vinho) parte do Ministério da Saúde, o que tem nos impossibilitado de atender às solicitações feitas pelos municípios.

Quanto o imunizante Coronavac, destinado também a crianças a partir de 3 anos de idade, no último dia 16/01/2023 recebemos um quantitativo de 218.400 doses do Ministério da Saúde, o que nos permitiu atender apenas 30,25% do montante de doses solicitadas pelos municípios para completitude de esquema vacinal de pessoas com 3 anos ou mais.

Ademais, quanto ao questionamento sobre a previsão de normalização do fornecimento das referidas vacinas, até o presente momento não temos previsão de recebimento dessas vacinas por parte do Ministério da Saúde o que impossibilita ao Estado estimar uma provável data para a normalização desta situação.

Cabe ressaltar que permanecemos sensíveis às necessidades dos municípios, e temos reiterado os pedidos de vacina realizados ao Ministério da Saúde com frequência, e tão logo o Estado de São Paulo as receba, realizaremos a efetiva distribuição dessas aos municípios solicitantes.